Dada a grande variedade de seres vivos, os cientistas os organizaram para facilitar o seu estudo e para estabelecer a arvore biogenética que é uma hipótese de filogenia, que é a história evolutiva das espécies e é utilizada para identificar o grau de parentesco entre diversos seres vivos.
**Taxonomia
Taxonomia é a área da biologia que classifica os seres vivos em Reino,
Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e espécie. (taxis= arranjo, ordem;
nomo: lei). O fundador da Taxonomia foi o médico sueco Carl von Linné
(1707-1778).
*Categorias Taxonômicas:
A categoria básica da taxonomia é a espécie, que é um grupo de populações capazes de se cruzar e originar filhos férteis, mas que não são capazes de cruzar com outros grupos. Algumas espécies podem cruzar entre si, mas os filhos quase sempre são estéreis. As espécie são reunida de acordo com o grau de parentesco evolutivo, em um segundo grupo, o gênero, que por sua vez aparentados evolutivamente formam famílias e estas, ordens, que são reunidas em classes, as classes os filos e estes os reinos.
Fonte: http://dicasgratisnanet.blogspot.com.br/2011/07/categorias-taxonomicas-classificacao.html | Data: 09 | /03/13 |
*Regras Internacionais de Nomeclatura
- Os nomes devem ser escritos em latim. Se forem de outra língua, devem ser latinizados;
- Desde os gêneros ao reino, os nomes classificados devem vir com a inicial maiúscula;
- Já as espécies, recebem o nome de binominal e devem estar em itálico ou sublinhado, assim como o gênero. Ex.: Felis catus (gato). O primeiro nome é o gênero e o segundo a espécie, que deve estar com inicial minúscula.
- Se representar o nome de alguma personalidade, o gênero poderá vir em maiúscula. Ex.: Tripanosoma Cruzi, homenageando Oswaldo Cruz.
- Para as subespécies, elas são trinomiais, possuem três nomes. Ex.: Cascavel brasileira: Crotalus terrificus terrificus.
- Para designar o subgênero, utiliza-se inicial maiúscula, ele se encontra entre a espécie e o gênero, entre colchetes. Ex.: O mosquito transmissor da dengue e da Febre amarela: Aedes [Stegomya] aegypti.
- Nas famílias dos animais, é acrescido o sufixo 'idae' e subfamília 'inae': Felidae e Felinae, etc. Para as plantas, temos outra terminação.
- Quando nos referirmos ao reino, sem o nome da espécie, deve-se acrescentar no gênero a abreviatura sp. Ex.: Canis sp. Várias espécies do mesmo gênero recebem um 'spp' no final.
*Classificação e Evolução
Dentro de uma população alguns indivíduos desenvolvem características que aumentam ou reduzem sua capacidade de sobrevivência. Com o passar do tempo os indivíduos com capacidade de sobrevivência reduzida tendem a ser extintos, enquanto os mais capazes tendem a se reproduzir e assim se tornam a maioridade da espécie. Esse processo é chamado Seleção Natural.
Quando animais de mesma espécia são separados por algum motivo natural, esse processo é chamado de isolamento geográfico. Durante o período separados, animais desenvolve características diferentes de acordo com seu novo habitat. Durante certo tempo de isolamento, os indivíduos dos dois grupos terão características genéticas que impedirão o cruzamento entre os indivíduos dos diferentes grupos. Esse processo é chamado de isolamento reprodutivo, então os seres não pertencerão a mesma espécie. Esse processo é chamado de Cladogênese. O processo de acumulo de mudanças que uma população sofre é chamado Anagênese.
*Sistemática Filogenética
A sistemática filogenética (ou cladística) tem como objetivo formar grupos monofiléticos, de animais com um mesmo ancestral comum exclusivo. Um exemplo é o grupo de animais vertebrados , que herdaram a coluna vertebral de um mesmo ancestral em comum entre todos eles. Estas relações filogenéticas podem ser expressas como árvores filogenéticas ou cladogramas.
Fonte: http://sobre--tudo.blogspot.com.br/2008/09/genoma-do-ornitorrinco-confirma.html |
*Reinos
O Cientista Robert Whittaker (1924-1980) agrupou os seres vivos em 5 reinos:
- Monera: Formado por bactérias, organismos unicelulares procariontes, podem ser heterotróficas (necessitam obter alimento a partir de outros organismos) ou autotróficos (faz fotossíntese, captando energia luminosa do Sol e utilizando-a na fabricação de matéria orgânica)
- Protista: Formado de seres unicelulares eucariontes - os protozoários. Depois o grupo passou a reunir seres pluricelulares que não eram definidos como animais, plantas ou fungos em um reino chamado protista.
http://www.infoescola.com/reino-protista/ Acessado em 09/03/13 |
- Plantae ou Mataphyta: Constituído pelas plantas terrestres, organismos pluricelulares e autotróficos.
Fonte: http://strege-monica.blogspot.com.br/2011/05/reino-plantae.html Acessado em 09/03/13 |
- Animalia ou Metazoa: Formado por eucariontes pluricelulares e heterot´roficos por ingestão.
Fonte: http://www-p1.blogspot.com.br/2012/07/reino-animalia-os-animais.html Acessado em 09/03/13 |
- Fungi: Inclui fungos, seres eucariontes, unicelulares e pluricelulares de heterotróficos por absorção.
Fonte; http://www.grupoescolar.com/pesquisa/o-reino-fungi.html Acessado em 09/03/13 |
*Os Três Domínios:
- Archea - Formado por procariontes que já foram classificados no mesmo domínio das bactérias, porém devido a características morfológicas e bioquímicas exclusivas, decidiu-se separá-los em seu próprio domínio.
- Bacteria - Este domínio é formado por bactérias, incluindo as cianobactérias.
- Eukarya - Formado por plantas, animais, fungos e organismos que já foram classificados como protistas (ou protoctistas).
Fonte: Livro didático Biologia Hoje, volume 2, de Sérgio Linhares e Fernando Gewandsznajder
Nenhum comentário:
Postar um comentário